quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Qual o diagnóstico ??

Paciente de 26 anos, ASA I, com história de dispnéia rapidamente progressiva aos médios e depois pequenos esforços, sem nenhum antecedente clínico ou cirúrgico. Apresentou ao TEE intraoperatório as imagens abaixo. O vídeo mostra a via de saída no seu eixo longo.
Aorta eixo curto com multiplano em 53 graus





Aorta eixo curto com multiplano em 53 graus



2 comentários:

  1. Embora não seja fornecido o valor do gradiente pressórico da via de saída do ventrículo esquerdo/válvula aórtica, as imagens sugerem uma válvula aórtica bicúspide ou bicuspitizada (ou seja, ocorre fusão dos folhetos por processo degenerativo reumático. É uma doença de caráter congênito, o que condiz com a idade da paciente, porém, a elevação do gradiente e o consequente sintoma costumam aparecer um pouco mais tare - quarta ou quinta década de vida. Achados secundários podem incluir hipertrofia ventricular esquerda e alterações do relaxamento, e no curso tardio da doença, disfunção das câmaras direitas.

    ResponderExcluir
  2. Diagnóstico correto Dra Carol, parabéns pelo comentário que nos trouxe informações bastantes relevantes sobre o caso !!! Muito obrigado por mais essa participação !!

    ResponderExcluir