segunda-feira, 5 de julho de 2010

Filme do mês – Colocação de Prótese valvar aórtica percutânea

Paciente de 72 anos com estenose aórtica grave, contra-indicada a cirurgia convencional devido à falta de condição clínica, foi considerado como apto para troca valvar percutânea. No filme abaixo, no plano da aorta eixo longo, vemos o momento em que a prótese é “balonada” para melhor adequação anatômica ao local da válvula nativa. A freqüência cardíaca é acelerada até 180 bpm através de estimulação por marca-passo para que não haja débito cardíaco e, portanto, risco de ruptura da aorta pela insuflação do balão dentro da via de saída do ventrículo esquerdo.

2 comentários:

  1. Olá Alex!
    Quero parabenizá-lo pela iniciativa. É um espaço muito importante para colegas como eu que está iniciando no estudo do Ecotransesofágico Intraoperatório. Você utiliza o TEE como monitor de Volemia? Se sim, poderia informar a técnica que utiliza?
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo pioneirismo!
    Conrado Agnezi

    ResponderExcluir
  2. Caro Conrado,

    Muito obrigado por acessar o blog. Eu utilizo sim o eco como monitor de volemia. Para essa finalidade eu gosto bastante da medida da velocidade de ejecao do fluxo na raiz da aorta, que eh uma medida relativamente facil de se obter e que por ser obtida no plano transgastrico tambem nao necessita de muita mobilizacao quando o foco eh a monitorizacao de episodios isquemicos. Muito em breve a SAESP estara lancando um livro onde eu assino o capitulo do eco e la vc podera encontrar mais detalhes.

    Mais uma vez muito obrigado pelo acesso
    Alexander

    ResponderExcluir